Rua dos Vianas, 2897- Jardim Petroni - São Bernardo do Campo - SP
CEP. 09761-000 E-mail: maria.therezinha.besana@saobernardo.sp.gov.br
Blog: http://mariatbesana.blogspot.com/
Facebook: https://www.facebook.com/mariatherezinha.besana.7/ Telefone: 4123-3357 / 4330-5568
WhatsApp: 4123-3357
Identificação da Equipe Gestora:
Equipe de Orientação Técnica:
Etapa de Ensino: Ensino Fundamental - Anos Iniciais
Períodos e horários de funcionamento da escola:
Histórico da Unidade Escolar
Criada pela Resolução SE de Nº25, publicada no DOE de 26/06/73, com a denominação de GESC DO Jardim Petroni, sua instalação deu-se a 02 de julho de 1973, com fundamento nos artigos 201 e 205 do Decreto 17.698/47, inicialmente com seis salas de aula. Pela Lei 670 de 11, publicada a 12 de setembro de 1975 e retificada a 13 de setembro de 1975, a escola passou a denominar-se “EEPG Prof.ª Maria Therezinha Besana”. Em 1986 foi ampliada para 14 salas de aula e uma biblioteca que teve alteração de localização, passou por reforma e foi para o piso superior da Unidade Escolar e será inaugurada este ano.
Uma nova fase se inicia no ano de 2002, conforme o Convênio de Parceria Educacional Estado-Município para o Ensino Fundamental de acordo com o Decreto Dec. n. º 14.142 de 13/05/03, esta Unidade Escolar, passa a denominar-se segundo o artigo V, EMEB. Prof.ª Maria Therezinha Besana, tendo o Município como o responsável pelo ensino e pelo prédio.
Em 2003, foi ampliada para 14 salas de aula, num total de 28 classes, sendo 14 no período da manhã e 14 no período da tarde, e no ano seguinte foi construída uma sala e duas foram reformadas para atenderem a Biblioteca Interativa e o Laboratório de Informática. Em 2012 a quadra da escola foi reformada, passou a contar com arquibancada, alambrado em seu entorno e cobertura no ano seguinte. É pela quadra que acontece a entrada e saída dos alunos, além de ser o espaço mais utilizado para as aulas de Educação Física.
No ano de 2017 uma professora e uma educadora do Tempo de Escola, em parceria com o Projeto Ecoviver desenvolveram um trabalho de revitalização de alguns espaços da escola que permanecem até hoje.
No final do ano de 2017 foi feita a pintura das salas de aula e a manutenção de alguns pontos críticos no telhado. Nos anos de 2018 e 2019 demos continuidade à revitalização da escola, em novembro fomos contemplados com a ATA de manutenção do telhado no valor de R$ 150.000,00, que consistiu em retirar o telhado antigo, refazê-lo e impermeabilizar parte do prédio, pois a verba não era suficiente para restauração de todo telhado.
Em 2020 pintamos as salas de aula e a fachada da escola do lado da Rua dos Vianas, além disso, fizemos a pintura do muro da quadra e colocamos revestimento na arquibancada. Pintura dos banheiros dos alunos feminino e masculino e suas portas. Tivemos que trocar todo revestimento da cozinha, pois o mesmo estava com várias trincas e as peças estavam soltando. Como era solicitado há muitos anos colocamos lousas quadriculadas na sala. Em 2022 realizamos uma reforma interna, a secretaria desceu para o andar inferior, pensando na segurança da U.E. As salas de AEE e sala da Equipe Gestora também foram para o piso inferior. Dispomos também de uma sala para o Programa Aprender Mais.
A BEI passou por reforma e mudança de localização dentro do espaço escolar e agora temos rampa de acesso para os cadeirantes para adentrar a BEI.
Em 2023, tivemos o 50º aniversário da escola no dia 02/07. Considerando ser um marco, decidimos comemorar e festejar esta data promovendo ações que começaram em julho e culminaram no sábado letivo de 21/10, tendo por objetivos: a) Ampliar a divulgação da história da escola e do patrono; b) Resgatar a história da eleição do Mascote Poing Espinhoso. Fizemos ações em sala de aula, com as famílias, com os estudantes levantando a história da escola por meio de documentos, fotos, relatos de ex-estudantes, levantamento da biografia da patrona e a elaboração de um slogan que representasse a escola de acordo com a visão dos estudantes e famílias.
Área externa BEI e rampas
Área externa das salas e entrada da escola
MASCOTE DA ESCOLA
Em 2011 realizamos uma eleição para a mascote da nossa escola e nos dias 19 e 20 de setembro de 2011, alunos e funcionários votaram em seu candidato. Foram apresentados cinco trabalhos individuais dos alunos: O candidato “Poing Espinhoso” de autoria do aluno Luan Miguel Laureano do 1º ano F ciclo I, o candidato “Mc Livrinho”, de autoria do aluno Matheus Machado do 4º ano A ciclo II, o Candidato O “Homem Lápis” do aluno Igor Bezerra do 5º ano E ciclo II, o Candidato O “Aprendiz” da aluna Fabiana Tamires do Carmo do 2º ano A ciclo I e o Candidato “Bidu” do aluno Luan Vitor Margarido do 2º ano A ciclo I. Ao término todos os alunos receberam presentes e certificados pela participação.
O candidato que teve a maior quantidade de votos foi a mascote “Poing”, que ficou com a medalha de ouro, seguido pelo candidato “Livrinho” com a medalha de prata e o candidato “Homem Lápis” com a medalha de bronze.
Após a cerimônia de premiação foi feita uma entrevista com o aluno ganhador para saber como foi a inspiração para a mascote. Segundo o aluno, ele se inspirou nos seus desenhos favoritos: Monstros S. A e Bob esponja.
SLOGAN
Em uma conversa sobre a comemoração de 50 anos da escola com a coordenadora Tatiana e as professoras de Arte, Claudia, Gisele e Mônica, estávamos planejando o que faríamos com os alunos para prestigiar a data. A princípio, queríamos fazer outro mascote, mas seria inviável para identidade do que temos há muitos anos, então pensamos em realizar um concurso para escolher um SLOGAN que representaria a escola junto com o mascote. Realizamos a proposta com as turmas 4° A, B, C, D e E, 5°A,B,C e D turmas do período da manhã e tarde. Turmas opostas votaram em um formulário online e por QR code e tivemos um slogan representando cada turma. Ocorreu a votação interna em que todos alunos votaram e chegamos em dois finalistas. Por fim, as famílias dos alunos e toda a comunidade escolar, no sábado letivo de 21/10/23 puderam votar e tivemos o seguinte resultado: , sendo o SLOGAN - “Besana, estudar é crescer”, 5ºA, em 1º lugar com 53,4% dos votos e SLOGAN - “Besana, a aprendizagem vem daqui”, 4º C, em 2º lugar com 46,6% dos votos. Dessa forma, a partir daquela data passamos a utilizar “Besana, estudar é crescer” nos documentos internos da instituição.
Quem foi Maria Therezinha Besana
Maria Therezinha Besana nasceu aos 29 de dezembro de 1935, na cidade paulista de Piraju, sendo filha de Horácio Otávio Besana e de Maria Cesar Besana. Iniciou seus estudos no grupo escolar "Silvia Jardim", Tucuruvi, na Capital, onde concluiu o curso primário em 1948. A seguir ingressou na Fundação Álvaro Penteado, onde recebeu em 1955, o diploma de auxiliar de escritório. Cursou na escola "Brasílio Machado", o Normal, recebendo o diploma de professora primária em 28 de fevereiro de 1958.
Como profissional, iniciou suas atividades em escola pública, regendo classes de emergência no 1º Grupo Escolar de Vila Medeiros, na Capital, no período de 1958 a 1962. De 1962 a 1964, lecionou curso de alfabetização de adultos, lecionou no SESI, em vários bairros da Capital, 208 dentre eles, Santana, Jaçanã e Sacomã, chegando a ocupar o cargo como encarregada (Diretora). Por decreto de 14, publicado a 15/08/84, foi nomeada, em caráter efetivo, para exercer o cargo de Professor Primário no Grupo Escolar "Maria Adelaide" em São Bernardo do Campo, onde tomou posse dia 17 de agosto e entrou em exercício em 18 de agosto de 1964. Exerceu nesse estabelecimento o seu cargo até o dia de sua morte em 29 de março de 1973, tendo sempre se dedicado com carinho, zelo, entusiasmo à sua tarefa de mestra e de amiga de seus alunos, colegas e superiores.
Seu trabalho como mestra dedicada sempre foi alvo dos maiores elogios de seus diretores, de respeito de seus colegas, da admiração e carinho de seus alunos e da gratidão dos pais, pois que era incomensurável o amor, a dedicação, o respeito e a compreensão que devotava aos seus alunos e a simpatia que, naturalmente conseguia irradiar em sua volta.
Projeto Lei n. º 38 de 1975 denomina a Escola Estadual de Primeiro Grau Professora Maria Therezinha Besana, ao antigo Grupo Escolar do Jardim Petroni em São Bernardo do Campo.
0 comments:
Postar um comentário
Obrigado pela sua visita! Volte sempre.