ROBÓTICA


 Robótica 

4º ano A - Profº Ryan











Link para o livro dos kits

Datas prováveis:
13/05 a 5/07 - Desenvolvimento das atividades de introdução e repertório.
24/07 a 30/08 - Desenvolvimento do Projeto e torneio interno na escola.
02/09 a 04/09 - Recebimento do kit e Manual do Torneio Circuito Steam.
02/09 a 31/10 - Desenvolvimento dos Projetos Estudantis para participação no Torneio Municipal do Circuito Steam.
6 a 8/11 - Torneio Intermunicipal de SBC Circuito Steam Brasil.




Assistam os vídeos abaixo e vejam como a tecnologia de alarme pode ser uma solução vital para uma catástrofe.



O Futuro Chegou: 
Robôs mudam a forma Como enfrentamos desastres naturais

Missão 01
Experiência
Como a seringa pode ser utilizada como um atuador pneumático

1 - Pegue duas seringas, em uma delas pressione totalmente o êmbolo, na outra puxe totalmente o êmbolo. Conecte as duas seringas utilizando a mangueira flexível, como ilustrado na figura abaixo:

2 - Segure uma seringa na mão esquerda e a outra na mão direita, com o êmbolo da seringa na mão esquerda totalmente contraído, pressione o êmbolo da seringa na mão direita. Observe como o êmbolo da seringa esquerda é empurrado para fora pelo ar que é empurrado pela seringa direita. Agora, inverta: empurre o êmbolo na seringa esquerda e veja o êmbolo na seringa direita mover-se para fora.

Remoção de escombros
Construção de um braço robótico para a remoção de 
escombros que impedem o acesso à cidade.




Finalização da Missão 01
Teste a movimentação do braço robótico construído e tente pegar objetos: bolas de papel, lápis, borracha e demais objetos presentes na sala de aula.
Registre as descobertas no livro, páginas 12 e 13.

Força hidráulica
Experiência: Adicione água dentro de uma das seringas de cada par responsável pelos movimentos do braço robótico.
Quais as diferenças observadas entre o experimento com ar e com água?
Registre na página 14 do livro.

Missão 2
Salamandra
Superando os obstáculos

Construa um robô que emula a flexibilidade e adaptalidade das salamandras, utilizando os conceitos básicos da robótica e da Física, além de usar materiais presente em seus kits.
Exemplos de robô salamandra:







Missão 4: Robô de Resgate Teleoperado
As equipes programarão  o robô com ferramentas tecnológicas para acessar lugares mais difíceis e de modo remoto por causa dos riscos. 🛠️🤖

☝️ Missão: Robô com mibro:bit
Vamos aprender a controlar o robô Salamandra remotamente para realizar operações de resgate mais complexas.
👨‍✈️ Ações Pedagógicas
  • Leia o Livro de Missões do Aluno, páginas 36 e 37
  • Oriente sobre as etapas necessárias descritas nas páginas 38 a 41.
  • Providence os materiais necessários para as atividades.
  • Instrua os estudantes de uma equipe a visitar o trabalho de outra equipe.
  • Acompanhe os testes e forneça orientações.
  • Avalie o desempenho das equipes ao longo da atividade.
  • Registe o processo com vídeos e fotografias: boas práticas.








Missão Final: Hora do Resgate
Os estudantes testarão os robôs colocando em prática todas as habilidades adquiridas ao longo da jornada.
 Criarão um cenário com os desafios de resgate. 🚀🤖

☝️ Missão final: Robô com micro:bit II
Vamos ampliar as capacidades do robô com um segundo micro:bit, adicionando uma “garra”.

👨‍✈️ Ações Pedagógicas
  • Faça a leitura do Manual do Aluno, páginas 39 a 42.
  • Apresente um vídeo de robôs que já atuam de forma semelhante.
  • Saliente as etapas descritas nas páginas 36 a 39.
  • Providencie o material necessário para as atividades.
  • Realize testes nos robôs e oriente sobre os ajustes necessários para o sucesso da missão.
  • Estabeleça categorias para os materiais que serão utilizados nos testes finais de resgate.
  • Avalie o desempenho das equipes ao longo da atividade.


🏆 Tarefa premiada
Professor (a), faça um registro em vídeos dos trabalhos realizados com as equipes. Os vídeos captam momentos únicos. É uma experiência de registro muito rica, divertida e recompensadora.






Professores, atenção!
Acessem os conteúdos no site enviado no email institucional.
Enviem os registros fotográficos nos links na aba Jornada. 
Está autorizado fotografar as construções ou fotos que mostrem apenas as mãos das crianças produzindo.
Tirem fotos de todas as etapas, vocês vão precisar deste registro para postar na Plataforma do Circuito Steam. 






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